
MyPolis nas Escolas- Uma Polis para todas as pessoas- Loulé 2024-2025 turma 2025-ACD-18
Apresentação
O projeto "Uma Polis Para Todas as Pessoas - Loulé" promove a cidadania ativa dos jovens louletanos, aproximando-os dos seus representantes políticos através de ferramentas e atividades lúdico-pedagógicas inovadoras. O objetivo é fomentar o envolvimento cívico, com especial atenção à população em situações de maior vulnerabilidade social. Em sala de aula, através de um conjunto de desafios cívicos, os alunos/as e professores/as assumem o papel de “agentes da cidadania” para pôr em prática uma missão de participação, envolvimento e colaboração cívica, contribuindo para a transformação social e/ou ambiental. O projeto propõe os seguintes temas programáticos associados à docência, que servirão de base para a reflexão, discussão e aplicação prática em sala de aula pelos participantes: 1. Cidadania Ativa: Desenvolvimento de competências para capacitar os alunos/as a compreenderem o seu papel enquanto agentes de mudança nas comunidades, incentivando a criação de iniciativas que promovam impacto social e ambiental. 2. Democracia Participativa: Exploração de ferramentas e dinâmicas que fomentem a compreensão dos processos democráticos, estimulando o diálogo entre os jovens e os seus representantes políticos, bem como a participação na vida cívica e política local. 3. Educação para a Cidadania e Desenvolvimento Sustentável: Abordagem pedagógica de temas transversais e alinhado com os 17 domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (DGE, 2017) e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (DGE, 2017). 4. Metodologias Participativas e Inovadoras: Aplicação de práticas pedagógicas dinâmicas (pedagogias participativas), como jogos analógicos, atividades gamificadas e exercícios de cocriação, para envolver os alunos/as em processos de aprendizagem ativos e colaborativos. 5. Comunidade Prática entre Professores: Estabelecimento de uma rede de colaboração entre os/as professores/as participantes e a MyPolis, promovendo a troca de experiências, a resolução de desafios e a partilha de boas práticas. Esta comunidade prática permitirá um espaço contínuo de aprendizagem, entreajuda e reflexão conjunta sobre os impactos do projeto e os caminhos para o fortalecimento da cidadania nas escolas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Objetivos Gerais: 1. Desenvolver competências nos professores/as para implementar o programa "Agentes da Cidadania" (3ºCiclo) em sala de aula, utilizando metodologias participativas e práticas lúdico-pedagógicas que promovam a cidadania ativa entre os alunos/as. 2. Fortalecer o papel do professor/a como facilitador/a de aprendizagens significativas, orientadas para a ação cívica e o desenvolvimento local. Objetivos Específicos: 1. Compreender os princípios e fundamentos da educação para a cidadania ativa, abordando temas como democracia participativa, sustentabilidade e impacto social. 2. Explorar e dominar o uso do jogo analógico "Agentes da Cidadania", incluindo os materiais pedagógicos e as dinâmicas associadas a cada etapa do programa. 3. Integrar as atividades do programa nos Domínios de Autonomia Curricular (de acordo com Portaria nº 223-A/2018 de 03-08-2018), garantindo uma articulação com os objetivos curriculares das disciplinas, com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e Perfil do Aluno à Saida da Escolaridade Obrigatória (DGE, 2017). 4. Aprender a planear e dinamizar sessões participativas da MyPolis, incentivando o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade nos alunos/as. 5. Monitorizar e acompanhar o progresso dos alunos/as durante o programa, desde a identificação de problemas até a implementação de iniciativas concretas. 6. Participar numa comunidade prática entre professores/as, promovendo a partilha de boas práticas, a resolução de desafios e a construção de um ambiente colaborativo de aprendizagem.
Conteúdos
1. Breve Contextualização: Cidadania 4.0 e Processos Democráticos a) Exploração das diferenças entre Democracia Representativa e Democracia Participativa, destacando o papel dos jovens como agentes ativos de transformação nas suas comunidades. b) A importância das pedagogias participativas, de base lúdica, como o jogo analógico, para aproximar os jovens da cidadania e da ação cívica de forma simples, significativa e prática. 2. Apresentação das Dinâmicas do Jogo Analógico "Agentes da Cidadania" a) Apresentação da metodologia “Educação em Ação”. b) Descrição do programa lúdico-pedagógico: Agentes de cidadania c) Passos estruturados: Conhecer, Investigar, Revelar, Elaborar, Agir, Preparar e Re(Agir), promovendo o desenvolvimento pessoal e social. 3. Exploração dos Materiais Disponíveis a) Caixa do Jogo: Explicação dos elementos (cartas, tabuleiro, manual do professor/a). b) Manual do Professor/a: Guia detalhado para planear e implementar as sete etapas do programa. c) Etapas do Programa: Cada uma das 7 etapas é projetada para ser realizada em sessões de 45 minutos, culminando na Assembleia de Transformadores Sociais. 4. Dinâmicas Práticas para Sala de Aula a) Simulação de atividades, como: i. Missão cívica, criação de Iniciativa de Impacto Local (proposta) relacionada com o domínio escolhido. 1. Identificação de problemas locais. 2. Discussão e criação de soluções em grupos. 3. Partilha da Iniciativa de Impacto Local 5. A Assembleia de Transformadores Sociais a) Espaço para a partilha de iniciativas entre pares, professores/as e representantes políticos locais ao nível de Agrupamento. 6. Metodologia de Avaliação a) Integração no programa de uma proposta de avaliação formativa dos alunos de acordo com o referencial de Educação para a Cidadania e Perfil do Aluno à Saida da Escolaridade Obrigatória. (DGE, 2017) 7. Comunidade Prática entre Professores/as a) Criação de uma comunidade prática para os professores participantes no projeto, com o objetivo de: i. Promover a partilha de experiências e estratégias de implementação. ii. Discutir os desafios e sucessos ao longo do programa. iii. Construir um espaço de entreajuda e suporte, possibilitando a melhoria contínua das práticas pedagógicas. 8. Acompanhamento gestor/a de impacto local.
Formador
Bárbara de Brito Gomes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |