394

Explorar o eTwinning: Metodologia de Projeto na Prática Educativa turma 2025-ACD-05

Apresentação

A Ação de Curta Duração (ACD) vem ao encontro da necessidade da formação continua da Capacitação Digital de Docentes, nas áreas diagnosticadas como áreas a melhorar no âmbito da implementação do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), facilitando a implementação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem.A proposta para a ACD surge da necessidade dos professores em desenvolverem e aprofundarem a metodologia de projeto nas suas práticas pedagógicas.Esta ACD proporcionará aos professores a oportunidade de adquirirem as competências e a confiança necessárias para implementarem projetos significativos e colaborativos nas suas salas de aula, utilizando o eTwinning como uma ferramenta poderosa para a aprendizagem ativa e envolvente.O eTwinning oferece uma maneira eficaz e significativa de enriquecer o currículo, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais e cultiva uma mentalidade global entre os alunos, preparando-os para ter sucesso num mundo cada vez mais interligado.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

- Capacitar os professores para integrarem eficazmente a metodologia de projeto nas suas práticas educativas, utilizando o eTwinning como uma ferramenta colaborativa e de aprendizagem. - Promover a metodologia de projeto para introduzir a metodologia de projeto como uma abordagem pedagógica eficaz para promover a aprendizagem ativa, a colaboração entre pares e a resolução de problemas. - Desenvolver competências digitais entre os participantes, capacitando-os a utilizar ferramentas e recursos digitais de forma eficaz para facilitar a colaboração e a comunicação. - Enriquecer o currículo demonstrando como os projetos eTwinning podem ser integrados no currículo existente e utilizados para explorar temas interdisciplinares, culturais e contemporâneos.

Conteúdos

1.Apresentação do eTwinning como uma plataforma de colaboração e aprendizagem. 2. Vantagens do uso da plataforma eTwinning. 3.Projetos eTwinning. 4.Ferramentas de trabalho eTwinning.

Formador

Virgínia Maria Ramos Carrondo Mena Esteves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-01-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online síncrona
2 21-01-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online síncrona
Início: 14-01-2025
Fim: 21-01-2025
Acreditação: 2025-ACD-05
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online