Desenhar a Natureza – Introdução à Ilustração Científica turma LSA-69

Apresentação

Os educadores podem deparar-se com desafios ao comunicar temas relativos à biodiversidade e conservação da natureza, pela frequente distância que os alunos assumem em relação ao mundo natural. Ao utilizar a arte para compreender e revelar o mundo natural, estimula-se a recetividade para uma ligação emocional ao mesmo. O impacto desta atividade artística processa-se facilitando os processos intuitivos e convidando o ilustrador a explorar a estrutura e essência dos objetos de estudo, o que se traduz por uma aproximação ao mundo natural. O Projeto Aliança pela Água, promovido pela APA - ARH Algarve, associou-se à parceria entre o CEiiA e o PNA – Plano Nacional das Artes, que visa dotar os professores com conhecimentos, recursos pedagógicos e casos de estudo para sensibilizar e mobilizar os alunos para o tema da sustentabilidade, cruzando artes e tecnologia.

Destinatários

Docentes dos grupos 520 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos 520 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos 520 e 600. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Docentes dos grupos 520 e 600.

Objetivos

O objetivo principal é usar o desenho como forma de aproximação e compreensão da natureza: - Promover a divulgação científica como instrumento de consciencialização dos alunos para as questões ambientais; - Identificar os procedimentos básicos envolvidos na produção de ilustrações científicas, sobretudo a capacidade de observação e a prática do desenho à vista através do modo D (modo de processamento de informação visual/espacial); - Identificar a alternância dos Modos E e D, através da realização de exercícios práticos; - Valorizar a prática do desenho e assumir confiança na prática do desenho à vista; - Aplicar os conceitos e objetivos subjacentes à produção de ilustrações científicas; - Desenvolver autonomia na preparação de desenhos preliminares em situações reais; - Aplicar com sucesso o projeto final a preto e branco, sobre o objeto de estudo selecionado.

Conteúdos

Módulo I – 1. Apresentação dos conceitos e objetivos subjacentes à produção de ilustrações científicas. A comunicação em ciência. Aplicação da ilustração científica e técnicas. 2. A aprendizagem do desenho como resultado do processo de Aprender a ver. Apresentação do método Betty Edwards “Desenhar com o lado direito do cérebro”. 3. O cérebro: dois hemisférios, dois modos de processar informação. Linguagem verbal vs. Linguagem visual, ou quando diferentes partes do cérebro entram em guerra. 4. O sistema de símbolos que vem da infância. 5. Tornar o pensamento visível: aceder ao que sabemos mas que não sabemos que sabemos. Módulo II – (5.00h distribuídas por 2 sessões de 2.30h) As cinco habilidades da Arte de Ver: a. Saber Ver… Os limites e as fronteiras b. Saber Ver… Os espaços negativos ou “cheios de nada” c. Saber Ver… A perspetiva e as proporções d. Saber Ver… A luz e a sombra e. Saber Ver… A essência das coisas Módulo III – (1 sessão de 2.30h) Trabalhos preliminares em ilustração científica: imagens de suporte, fontes e referências; técnicas e materiais para os desenhos preliminares (grafite); o processo de transferência. Módulo IV – (5.00h distribuídas por 2 sessões de 2.30h) 1. Técnicas e materiais de ilustração em tom descontínuo (tinta-da-china em poliéster e em scratchboard). 2. Desenvolvimento do Projeto final. Módulo V – (5.00h distribuídas por 2 sessões de 2.30h) Saídas de campo.

Metodologias

Presencial A formação consiste numa carga horária de 50 horas; as aulas teórico-práticas cumprem 25 horas presenciais, incluindo 5horas de desenho de campo repartidas por 2 saídas de compõem ambientes distintos; a restante carga horária será realizada em sala, dedicada aos seguintes exercícios práticos:- Exercícios de criatividade- Exercícios sobre Imagens ambíguas- Desenhos Análogos- Desenhos de contorno puro- Desenhos de Espaço negativo- Desenho de contornos modificados, com estudo da luz/sombra- Trabalhos sobre as técnicas e materiais para os desenhos preliminares (grafite)- Exercícios de transferência- Utilização das técnicas e materiais de ilustração em tom descontínuo (tinta-da-china em poliéster e em scratchboard). Trabalho autónomo O trabalho não presencial (25 horas) consiste na investigação relativa ao objeto de estudo selecionado pelo formando, na prática das técnicas de desenho abrangidas pela formação, e em cerca de 50 % do tempo alocado ao desenvolvimento do projeto final.

Avaliação

Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC .O regime de avaliação dos formandos é: 40 % para a participação e 60 % para o trabalho produzido. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.

Bibliografia

Cutler M. 1987. How to cut drawings on scratchboard. Watson-Guptill Publications, New York.Gaspar P. 1996. Aplicação de ilustração científica na descrição taxonómica de plantas seleccionadas de Leguminosa e respectivos habitats. Relatório de estágio, UCTRA, Universidade do Algarve. 65p. Edwards, B. 1999. The New Drawing on the Right Side of the Brain.Tarcher. Edwards, B 1986. Drawing on the Artist Within, Simon & Schuster.Hodges E.R.S. (ed). 1989. The Guild Handbook of Scientific Illustration. Van Nostrand Reinhold Co., New York. 560p.

Formador

Ana Paula de Sousa Gaspar

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-01-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 19-01-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 20-01-2026 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 22-01-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 27-01-2026 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 30-01-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 04-02-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 07-02-2026 (Sábado) 10:00 - 14:00 4:00 Presencial
9 12-02-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
10 13-02-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
11 19-02-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
12 20-02-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
13 02-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
14 03-03-2026 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
15 06-03-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial
16 23-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 16-01-2026
Fim: 23-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-133338/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Loulé