
Tarefas para desenvolver a literacia financeira, com base nas aprendizagens essenciais de matemática turma LSA-442
Apresentação
A literacia financeira (LF) é uma competência cada vez mais relevante no contexto global, na medida em que as sociedades modernas exigem que os cidadãos possuam uma base sólida para tomar decisões financeiras informadas e conscientes. De acordo com o relatório da OCDE sobre Educação Financeira, jovens e adultos enfrentam desafios económicos significativos, como o endividamento, a gestão de poupanças e investimentos, e a compreensão do funcionamento de produtos financeiros complexos. Neste contexto, a escola desempenha um papel crucial na formação de cidadãos preparados para lidar com essas questões de forma crítica e responsável. As Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática refletem a importância de uma educação matemática sólida que vá além do domínio técnico dos conceitos, proporcionando aos alunos as ferramentas para aplicar o conhecimento matemático em situações do quotidiano. A integração da LF no ensino da matemática é uma prioridade clara. Entre os objetivos das AE, encontramos tópicos como a resolução de problemas, a interpretação de gráficos e tabelas, a compreensão de conceitos relacionados com percentagens, juros e proporcionalidade direta e inversa, que são fundamentais para a interpretação de fenómenos financeiros no dia-a-dia. Esses conceitos são parte integrante de uma formação financeira sólida, uma vez que permitem que os alunos compreendam noções como juros, as implicações de diferentes formas de crédito, a inflação e as estratégias de poupança.
Destinatários
Professores dos Grupos 230, 430 e 500
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 430 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 430 e 500.
Objetivos
Pretende: -Promover a literacia financeira, uma competência essencial para a vida adulta. -Apoiar a implementação das Aprendizagens Essenciais de Matemática, através de tarefas didáticas práticas que abordam o cálculo de juros, percentagens, orçamentos e outros conceitos relevantes para a literacia financeira. -Fomentar uma educação matemática contextualizada, permitindo que os alunos percebam a relevância dos conceitos matemáticos para a resolução de problemas financeiros reais. -Desenvolver a capacidade de resolução de problemas e raciocínio crítico, fundamentais tanto para a matemática quanto para a gestão financeira responsável. -Contribuir para a preparação dos alunos para os desafios do mundo moderno, onde a literacia financeira é uma componente essencial para a autonomia e bem-estar económico. A abordagem desta formação valoriza o papel da escola não apenas como transmissora de conhecimento, mas como formadora de cidadãos conscientes, que saibam tomar decisões financeiras informadas, éticas e responsáveis, em consonância com os desafios do século XXI.
Conteúdos
1. Introdução à Literacia Financeira (1 hora) 2. Noções Básicas de Gestão Financeira (2 horas) 3. Percentagens e Proporcionalidade (2 horas) 4. Conceito de Juros: Simples e Compostos (2 horas) 5. Crédito e Endividamento (2 horas) Duração Horas presenciais: 20 Nº de horas acreditadas: 20 Cód. Dest. 19 Descrição Professores dos Grupos 230, 430 e 500 DCP 19 Descrição Professores dos Grupos 230, 430 e 500 6. Consumo Responsável e Educação para o Consumo (3 horas) 7. Análise e Interpretação de Gráficos e Tabelas Financeiras (3 horas) 8. Matemática na Avaliação de Produtos Financeiros (2 horas) 9. Aplicações Práticas de Literacia Financeira no Ensino (3 horas)
Metodologias
A formação decorrer em sessões de índole teórico/prática e será suportada por um ambiente colaborativo de reflexão em grande e pequeno grupo.
Avaliação
22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos, uma reflexão individual e o trabalho final (de grupo) elaborado e apresentado pelos formandos.
Formador
Verónica Cristina Vieira Lopes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 30-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |
3 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |