Mypolis - Uma Polis para todas as pessoas- Programa Agentes da Cidadania- Loulé 25/26 turma ACD-2025-19
Apresentação
O projeto "Uma Polis Para Todas as Pessoas - Loulé" promove a cidadania ativa dos jovens louletanos, aproximando-os dos seus representantes políticos através de ferramentas e atividades lúdico-pedagógicas inovadoras. O objetivo é fomentar o envolvimento cívico, com especial atenção à população em situações de maior vulnerabilidade social. No Programa Lúdico-Pedagógico "Agentes da Cidadania", em sala de aula, através de um conjunto de desafios cívicos, os alunos/as e professores/as assumem o papel de “Agentes da Cidadania” para pôr em prática uma missão de participação, envolvimento e colaboração cívica, contribuindo para a transformação social e/ou ambiental.O projeto propõe os seguintes temas programáticos associados à docência, que servirão de base para a reflexão, discussão e aplicação prática em sala de aula pelos participantes: 1. Cidadania Ativa: Desenvolvimento de competências para capacitar os alunos/as a compreenderem o seu papel enquanto agentes de mudança nas comunidades, incentivando a criação de iniciativas que promovam impacto social e ambiental. 2. Democracia Participativa: Exploração de ferramentas e dinâmicas que fomentem a compreensão dos processos democráticos, estimulando o diálogo entre os jovens e os seus representantes políticos, bem como a participação na vida cívica e política local. 3. Educação para a Cidadania e Desenvolvimento Sustentável: Abordagem pedagógica de temas transversais e alinhada com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (DGE, 2017). 4. Metodologias Participativas e Inovadoras: Aplicação de práticas pedagógicas dinâmicas (pedagogias participativas), como jogos analógicos, atividades gamificadas e exercícios de cocriação, para envolver os alunos/as em processos de aprendizagem ativos e colaborativos. 5. Comunidade Prática entre Professores: Estabelecimento de uma rede de colaboração entre os/as professores/as participantes e a MyPolis, promovendo a troca de experiências, a resolução de desafios e a partilha de boas práticas. Esta comunidade prática permitirá um espaço contínuo de aprendizagem, entreajuda e reflexão conjunta sobre os impactos do projeto e os caminhos para o fortalecimento da cidadania nas escolas.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Objetivos Gerais: 1. Desenvolver competências nos professores/as para implementar o programa "Agentes da Cidadania" (3ºCiclo) em sala de aula, utilizando metodologias participativas e práticas lúdico-pedagógicas que promovam a cidadania ativa entre os alunos/as. 2. Fortalecer o papel do professor/a como facilitador/a de aprendizagens significativas, orientadas para a ação cívica e o desenvolvimento local.Objetivos Específicos:1. Compreender os princípios e fundamentos da metodologia "Cidadania em Ação" para a cidadania ativa. 2. Explorar e dominar o uso do jogo analógico "Agentes da Cidadania", incluindo os materiais pedagógicos e as dinâmicas associadas a cada etapa do programa. 3. Integrar as atividades do programa nos Domínios de Autonomia Curricular (de acordo com Portaria nº 223-A/2018 de 03-08-2018), garantindo uma articulação com os objetivos curriculares das disciplinas, com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e Perfil do Aluno à Saida da Escolaridade Obrigatória (DGE, 2017). 4. Aprender a planear e dinamizar sessões participativas da MyPolis, incentivando o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade nos alunos/as. 5. Monitorizar e acompanhar o progresso dos alunos/as durante o programa, desde a identificação de problemas até a implementação de iniciativas concretas. 6. Participar numa comunidade prática entre professores/as, promovendo a partilha de boas práticas, a resolução de desafios e a construção de um ambiente colaborativo de aprendizagem.
Conteúdos
1. Breve Contextualização: Projeto "MyPolis: Uma Polis para Todas as Pessoas- Loulé" e metodologia "Cidadania em Ação" a) Apresentação e enquadramento do projeto "MyPolis: Uma Polis para Todas as Pessoas- Loulé" b) Apresentação metodologia “Cidadania em Ação”. c) A importância das pedagogias participativas, de base lúdica, como o jogo analógico, para aproximar os jovens da cidadania e da ação cívica de forma simples, significativa e prática. 2. Apresentação das Dinâmicas do Programa Lúdico-Pedagógico "Agentes da Cidadania" a) Introdução ao programa lúdico-pedagógico: Agentes de cidadania e respetivos objetivos b) Descrição da estrutura do programa Agentes de cidadania: Conhecer, Investigar, Revelar, Elaborar, Agir, Preparar e Re(Agir), promovendo o desenvolvimento pessoal e social. 3. Demonstração e Exploração dos Materiais a) Visita guiada pela caixa do jogo: Enquadramento dos elementos com as etapas e funções de cada um (baralhos de cartas, quadro-missão, relatórios de grupo, manual do professor/a, micro-tutoriais). b) Visita guiada pelo Manual do Professor/a e Micro-tutoriais: Guia detalhado para perceber, planear e implementar as etapas do programa. c) Etapas do Programa: Cada uma das 7 etapas é projetada para ser realizada em sessões de 45 minutos, culminando na Assembleia de Transformadores Sociais. 4. Dicas práticas para a sala de aula: a) i. Apresentação da Missão cívica, criação de Iniciativa de Impacto Local (proposta) relacionada com o domínio escolhido. 1. Identificação de problemas locais e soluções ajustadas. 2. Preparação para a Assembleia: Partilha da Iniciativa de Impacto Local. 3. Plataforma de submissão de propostas MyPolis. 4. A Assembleia de Transformadores Sociais a) Espaço para a partilha de iniciativas entre pares, professores/as e representantes políticos locais ao nível de Agrupamento. b) Descrição e dinamização do Jogo da Assembleia. 6. Metodologia de Avaliação a) Integração no programa de uma proposta de avaliação formativa dos alunos de acordo com o referencial de Educação para a Cidadania e Perfil do Aluno à Saida da Escolaridade Obrigatória. (DGE, 2017) 7. Plataforma Prática e de Gestão para Professores/as a) Visita guiada à Plataforma Educativa de inscrição para os/as professores participantes no projeto, com o objetivo de: i. Promover o acesso centralizado a informação importante para a implementação do programa. ii. Permitir a gestão das turmas participantes, acompanhando o ritmo de desenvolvimento do programa. iii. Construir um espaço de entreajuda e suporte, possibilitando a melhoria contínua das práticas pedagógicas.8. Acompanhamento gestor/a de impacto local.
Formador
Bárbara de Brito Gomes
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |