Como lidar com o Autismo no 1.º Ciclo turma ACD-2025-21

Apresentação

O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social. No contexto escolar, é fundamental que os docentes e assistentes operacionais estejam capacitados para identificar sinais de alarme e implementar estratégias eficazes de comunicação e interação com crianças autistas. Esta formação visa promover um ambiente inclusivo e adaptado às necessidades específicas destas crianças, incentivando a colaboração entre todos os elementos da equipa educativa

Destinatários

Professores do 1º Ciclo

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1) Capacitar os docentes e assistentes operacionais com ferramentas essenciais para lidar com crianças autistas, promovendo uma abordagem inclusiva e adaptada. 2) Incentivar o trabalho de equipa entre os vários elementos da comunidade escolar, garantindo uma resposta coordenada e eficaz às necessidades das crianças ¹ 3) Promover a compreensão e aceitação do autismo, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

Conteúdos

1) Definição de Autismo: Compreensão das características e variabilidade do espectro autista. 2) Sinais de Alarme: Identificação precoce de sinais que podem indicar a presença de autismo. 3) Estratégias de Comunicação: Técnicas para facilitar a comunicação com crianças autistas, incluindo o uso de sistemas alternativos de comunicação. 4) Ambiente e Rotinas: Adaptação do ambiente escolar e estabelecimento de rotinas que promovam a segurança e previsibilidade para a criança. 5) Alimentação: Considerações sobre as necessidades alimentares específicas e como estas podem impactar o comportamento e bem-estar. 6) Interação Comunicativa: Dicas para melhorar a interação social e comunicativa, promovendo a inclusão. 7) Dicas e Estratégias: Ferramentas práticas para lidar com desafios comuns no dia-a-dia escolar de crianças autistas.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-11-2025 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
Início: 12-11-2025
Fim: 12-11-2025
Acreditação: ACD-2025-21
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: AE Eng.º Duarte Pacheco-Loulé

INSCREVER-ME