Mediação linguística e cultural: Partilha de estratégias e boas práticas turma PND-337
Apresentação
Em função do plano de atividades: O forte aumento no número de alunos estrangeiros no sistema educativo português evidencia transformações demográficas substanciais com impacto significativo na vida das escolas. O Plano Aprender Mais Agora (cf. Resolução do Conselho de Ministros n.º 140/2024; Despacho n.º 656/2025) veio possibilitar, às escolas, a contratação de mediadores linguísticos e culturais para auxiliar no acolhimento e inclusão deste público discente. Sabendo que se trata de uma função muito recente, o Centro de Formação Litoral à Serra tem desenvolvido várias iniciativas para apoiar os mediadores que atuam nos Agrupamentos de Escolas afetos ao centro. Aqui se inclui, nomeadamente, uma ação de curta duração, realizada em julho de 2025, cujos conteúdos se pretendem aprofundar na ação ora proposta. Em função dos destinatários: A formação em mediação linguística e cultural é fundamental para os técnicos que desempenham estas funções nas escolas, pois prepara-os para mediar o uso das línguas, apoiar as aprendizagens escolares, aproximar as famílias da escola e promover o diálogo entre culturas. Esta formação discute competências fundamentais para facilitar a comunicação, a compreensão mútua e a inclusão em contextos educativos multiculturais.
Destinatários
Pessoal não docente: mediadores linguísticos e culturais, terapeutas da fala e outro pessoal não docente envolvido no acolhimento de alunos migrantes.
Objetivos
1. Identificar estratégias de mediação linguística que favoreçam a comunicação entre alunos, famílias e profissionais da escola. 2. Desenvolver práticas de mediação cultural que promovam a inclusão e o diálogo intercultural. 3. Refletir sobre a mediação como apoio às aprendizagens escolares de alunos multilingues e multiculturais. 4. Partilhar experiências e boas práticas entre mediadores de diferentes contextos escolares. 5. Elaborar instrumentos de trabalho (guiões, propostas de atividades, estratégias de comunicação) aplicáveis à prática profissional. Conteúdos: Mediar língua(s): • A mediação linguística como ponte entre alunos, famílias e comunidade educativa. • Estratégias de comunicação em contextos multilingues. • Técnicas de simplificação e clarificação linguística na interação escolar. Mediar cultura(s): • Diversidade cultural e identidade: reconhecer e valorizar diferentes pertenças. • Interculturalidade e diálogo entre culturas na escola. • Práticas e desafios da mediação cultural em contexto educativo. • Promoção do respeito mútuo e da empatia entre alunos, famílias e comunidade Mediar vivências e aprendizagens e vivências escolares: • O papel do mediador no apoio às aprendizagens de alunos multilingues e multiculturais. • Estratégias para facilitar a integração linguística e curricular. • Mediação como apoio à comunicação entre professores, alunos e encarregados de educação. • Exemplos de práticas e recursos que promovem o sucesso escolar e a inclusão
Formador
Fausto Felix Geert Caels
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 23-01-2026 (Sexta-feira) | 11:00 - 13:00 | 2:00 | Presencial |
| 2 | 23-01-2026 (Sexta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
| 3 | 20-02-2026 (Sexta-feira) | 11:00 - 13:00 | 2:00 | Presencial |
| 4 | 20-02-2026 (Sexta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
| 5 | 13-03-2026 (Sexta-feira) | 11:00 - 13:00 | 2:00 | Presencial |
| 6 | 13-03-2026 (Sexta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |