Aplicações, software e equipamentos LED em atividades laboratoriais de Física e de Química turma LSA-343
Apresentação
Esta ação de formação, destinada a docentes do grupo disciplinar 510, pretende dar a conhecer ferramentas que permitam realizar as atividades laboratoriais de formas diversificadas e potenciar o uso de tecnologias recém-chegados às escolas para os quais os docentes não tiveram qualquer preparação na sua formação inicial. Esta ação, os seus conteúdos e a metodologia usada são consequência da necessidade sentida pelos próprios docentes deste grupo disciplinar de uma escola secundária integrada neste Centro de Formação. A falta de tempo para que, de modo autónomo, e sem qualquer acompanhamento e conhecimento inicial, cada docente teria de despender para conhecer, aprender e evoluir nas diferentes tecnologias, aplicações e softwares existentes será minimizada com esta formação orientada.
Destinatários
Professores do Grupo 510
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 510. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 510.
Objetivos
Nesta ação pretende-se: - Melhorar o conhecimento de equipamentos e de tecnologias inovadoras e a sua utilização prática; - Criar competências básicas que permitam a compreensão de programação simples de modo a conseguir alterar parâmetros em função das necessidades; - Fomentar a partilha de ideias para melhorar o desempenho dos alunos nas aulas laboratoriais de Física e de Química; - Elaborar variações de protocolos experimentais de atividades normalmente realizadas no ensino secundário; - Potenciar o uso de equipamentos e/ou tecnologias que permitam os alunos efetuarem de forma autónoma a recolha de dados, evitando trabalho laboratoriais em grandes grupos de alunos; - Fomentar a partilha de protocolos experimentais.
Conteúdos
Componente presencial: Apresentação do formador e dos formandos. (0,5 horas) Apresentação dos conteúdos alvo da ação para permitir a definição das prioridades das necessidades dos formandos (quer a nível de equipamentos e aplicações a utilizar quer a nível de atividades laboratoriais específicas a trabalhar) para maximizar o plano de formação em termos de horas em cada conteúdo. Apresentação dos critérios de avaliação da ação. (1 hora) Exploração dos equipamentos existentes nos LED. (1,5 hora) Utilização básica de equipamentos de eletrónica dos LED. (2 horas) Máquinas de calcular gráficas Texas Instruments. (1 hora) Tecnologia TI-Innovator. (2 hora) TI-Innovator Hub. (3 horas) Utilização de sensores com a tecnologia Texas Instruments. (3 horas) Placas Arduino e micro:bit. (0,5 hora) Utilização de sensores com diferentes tecnologias de aquisição de dados. (0,5 hora) Softwares e aplicações de som. (2 horas) Softwares e aplicações de vídeo. (3 horas) Softwares, aplicações ou outros equipamentos partilhados pelos formandos. (1 hora) Apresentação e partilha de trabalhos. (4 horas) Componente não presencial: Seleção das prioridades das necessidades dos formandos (quer a nível de equipamentos e aplicações a utilizar quer a nível de atividades laboratoriais específicas a trabalhar) para maximizar o plano de formação em termos de horas em cada conteúdo. (0,5 hora) Tecnologia TI-Innovator. (1 hora) Softwares e aplicações de som. (0,5 hora) Softwares e aplicações de vídeo. (0,5 hora) Exploração das ferramentas apresentadas. (6 horas) Trabalho de elaboração de procedimento experimental. (15 horas) Apresentação e partilha de trabalhos. (1 hora) Documentação Administrativa. (0,5 hora)
Metodologias
Presencial: Apresentações dos participantes e das suas expetativas. (0,5 horas) Listagem dos conteúdos e dos parâmetros de avaliação da ação. (1 hora) Abertura e exploração de kits LED. (1,5 hora) Utilização prática de componentes que permitam a construção de circuitos eletrónicos simples. (2 horas) Contacto com a calculadora e com o software TI-Nspire CX Premium Software. (1 hora) Apresentação de equipamentos dos LED. (2 horas) Contacto com os equipamentos existentes nos LED. (3 horas) Introdução teórica sobre os equipamentos, softwares e aplicações. (3 horas) Apresentação de outros equipamentos de aquisição de dados. (0,5 hora) Apresentação de diferentes soluções de trabalho. (0,5 horas) Utilização de softwares e aplicações de som nas atividades laboratoriais. (2 horas) Utilização de softwares e aplicações de vídeo nas atividades laboratoriais. (3 horas) Demonstração de softwares, aplicações e outros equipamentos nas atividades laboratoriais. (1 hora) Partilha dos trabalhos elaborados. (4 horas) Trabalho Autónomo: Resposta a inquérito individual que permita ordenar as prioridades do tempo de cada conteúdo. (0,5 hora) Instalação do software TI-Nspire CX Premium Software. Atualização de equipamentos (máquinas e calcular e Hub). (1 hora) Instalação de softwares e aplicações de som para utilizar na sessão presencial. (0,5 hora) Instalação de softwares e aplicações de vídeo para utilizar na sessão presencial. (0,5 hora) Exploração autónoma de equipamentos, softwares e aplicações. (6 horas) Aplicação dos conhecimentos adquiridos na elaboração de procedimentos experimentais para atividades laboratoriais no âmbito do ensino secundário com apresentação de resultados obtidos experimentalmente. (15 horas) Preparação da apresentação. (1 hora) Elaboração da documentação. (0,5 hora)
Avaliação
A avaliação dos formandos será de acordo com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Acções de Formação Contínua do CCPFC e resultará da aplicação dos seguintes critérios: - Participação ativa e contributo para o decorrer das sessões, incluindo as tarefas que irão ser desenvolvidas ao longo das sessões e em trabalho autónomo. (20%) - Trabalho final incluindo a presentação dos procedimentos experimentais elaborados utilizando aplicações, softwares e equipamentos apresentados na ação. (50%) - Pertinência e utilidade dos procedimentos experimentais apresentado. (10%) - Produção de uma reflexão final, individual. (20%) Os formandos têm de estar presentes num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões presenciais (25 horas). A avaliação final será traduzida numa classificação de 1 a 10 valores: insuficiente (1 a 4,9 valores), regular (5 a 6,4 valores), bom (6,5 a 7,9 valores), muito bom (8 a 8,9 valores) e excelente (9 a 10 valores).
Bibliografia
Aprendizagens Essenciais Física e Química A 10º ano, Ministério da Educação, 2018.Aprendizagens Essenciais Física e Química A 11º ano, Ministério da Educação, 2018.A. Gomes, J. Santos, Algoritmia, Programação e Robótica - com a TI-Nspire CX II-T, Editora FCA, 2019.https://manual.audacityteam.org/, acedida em 31/07/2025.https://opensourcephysics.github.io/tracker-website/help/frameset.html, acedida em 31/07/2025.
Formador
João Miguel Fernandes Neta
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 10-02-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 24-02-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 10-03-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 17-03-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 14-04-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 21-04-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 7 | 28-04-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 8 | 19-05-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Presencial |