Construção de Materiais de Utilização Pedagógica com a Folha de Cálculo (Microsoft Excel) - Consolidação de Competências turma LSA-345
Apresentação
A atividade docente está profundamente marcada pelas TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), havendo cada vez mais a necessidade de compreender os processos de transformação dos dados em bruto em conhecimento utilizável. A Folha de Cálculo Excel tem a sua aplicação nas Escolas nos seguintes domínios: análise da avaliação dos alunos; planificação curricular; direção de turma; candidaturas a projetos de intercâmbio educativo; organização e gestão de dados (listas de dados) das turmas, dos inventários de laboratórios, mediateca; estatística escolar; organização e apresentação de dados, referentes a projetos de turma e de escola em tabelas e gráficos; Com esta ação pretende-se consolidar de forma qualitativa a prática docente no desenvolvimento e/ou atualização de práticas metodológicas aliadas às novas tecnologias.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
No final desta oficina, os formandos devem: Adquirir e/ou ampliar o leque de conhecimentos estatísticos e da ferramenta informática Excel; Aplicar os materiais produzidos na disciplina, área disciplinar lecionada ou direção/coordenação de atividades docentes; Sensibilizar para as vantagens da utilização da folha de cálculo Excel, de modo a que os agentes educativos promovam respostas pedagógicas cada vez mais ajustadas; Facultar a perceção do significado, vantagens e desvantagens associadas aos conceitos estatísticos usados com mais frequência; Permitir a tomada de conhecimento das diversas formas de organização e apresentação de informação (dados) fornecidas pelo Excel; Refletir sobre a necessidade do levantamento e tratamento estatístico de dados no campo educativo; Produzir relatórios estatísticos.
Conteúdos
Com esta oficina de formação pretendemos contribuir para fomentar a utilização do Excel combinada com conceitos de estatística na prática docente, criando situações de socialização, em que cada participante relate as suas práticas efetivas as partilhe com os colegas, as interrogue e equacione novos meios processuais ou técnicas na atividade docente. No final desta oficina de formação os formandos devem conseguir criar e manipular documentos Excel, quer em termos de dados, quer em termos de formatações, criar fórmulas e utilizar funções Excel, utilizar referências entre células e folhas, manipular folhas e conjuntos de células, linhas e colunas, criar e formatar gráficos, personalizar impressões e imprimir. Para tal, serão abordados os seguintes conteúdos: Introdução e Manipulação de Dados: (6horas) Conceito de endereço Conceito de tipos de conteúdos das células Esconder e mostrar linhas e colunas Esconder e mostrar folhas Navegação entre folhas e livros Utilização de ligações entre folhas Ocultar e mostrar linhas e colunas Formatação; Fórmulas e Funções: (8 horas) Proteção Validação de dados Listas personalizadas Formatações automáticas Construção de fórmulas Funções embebidas do Excel Utilização de referências Endereços relativos, mistos e absolutos Fórmulas com células entre folhas Tabelas dinâmicas Formatação condicional Criação de modelos e gestão de modelos/templates Ordenação e filtros Gráficos: (6 horas) Criação de gráficos na folha dos dados ou numa nova folha Tipos de gráficos Formatação de gráficos Apresentação de gráficos Gráficos dinâmicos Impressão; Avaliação da ação: (5 horas) Configuração da área de impressão Configuração da impressão Pré-Visualização Impressão Avaliação da ação/Preenchimento da documentação.
Avaliação
Nos termos do artigo 13.º do Regime Jurídico de Formação Contínua, com a redação dada pelo artigo 4.º do Decreto-lei n.º 15/2007 de 19 Janeiro (Alteração ao Regime Jurídico de Formação Contínua), a avaliação dos formandos terá de ser quantitativa. Esta é expressa na escala de 1 a 10, deverá respeitar o referencial da escala de avaliação prevista no n.º 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo D.L. nº15/ 2007, de 19 de Janeiro, de acordo com a Carta Circular do CCPFC 3/2007 de Set. 2007, sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: Participação (25%) Realização das Tarefas nas Sessões; Empenho e envolvimento nas atividades. Produção de Trabalhos (60%) Produção de Trabalhos e/ou Materiais e/ou procedimentos; Aplicação em contexto escolar. Reflexão crítica (15%)
Bibliografia
Brady, Joseph A (2006), Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel. Course Technology Ptr (Sd), EUA; Barlow John F. (2005) Excel Models for Business and Operations Management. John Wiley and Sons Ltd, EUA; Harvey, Greg (2010). Excel 2010 for dummies, E-Books, ISBN 0470489537; Martins, António (2003). Excel Aplicado à Gestão, 2ª Edição, Edições. Sílabo, Lisboa; Walkenbach, John (2010), Excel 2010 Formulas, Wiley Publishing, inc Complementar.
Formador
Cláudio Bruno Martins Galego
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 13-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 27-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 03-02-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 10-02-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 24-02-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 10-03-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 7 | 17-03-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 8 | 24-03-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |