Scratch no 1º ciclo: Programação e criatividade turma LSA-344
Apresentação
A iniciação à programação em Scratch é uma ferramenta educacional cada vez mais valorizada em todo o mundo, tanto por educadores como por estudantes. Esta linguagem de programação visual permite que alunos de diferentes idades aprendam de forma lúdica e interativa conceitos importantes de lógica de programação e desenvolvimento de jogos e animações. Dessa forma, é fundamental que os professores estejam preparados para incluir esta ferramenta nas suas aulas. Além de ser uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, o conhecimento em programação pode ajudar os estudantes a desenvolver habilidades importantes, como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade. O curso de formação de professores sobre iniciação à programação em Scratch é uma oportunidade única para que educadores possam se capacitar e atualizar os seus conhecimentos sobre esta ferramenta tão importante. Com esta formação, os professores estarão aptos a planear e desenvolver atividades educacionais mais dinâmicas e criativas, que envolvam os alunos e os incentivem a explorar os seus potenciais na área da tecnologia. Além disso, o curso também permitirá que os professores aprendam novas metodologias de ensino e troquem experiências com outros educadores, o que pode enriquecer ainda mais a prática pedagógica nas suas salas de aula.
Destinatários
Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.
Objetivos
Capacitar os professores a utilizarem a linguagem de programação visual Scratch como uma ferramenta educacional nas suas aulas; Atualizar os conhecimentos dos professores sobre programação, tecnologia e metodologias de ensino; Proporcionar aos professores um espaço para troca de experiências e aprendizagem colaborativa, a fim de enriquecer a prática pedagógica; Estimular a criatividade, a resolução de problemas e o pensamento crítico dos estudantes por meio da programação; Incentivar a inclusão digital e a formação de uma geração de alunos mais preparados para o mercado de trabalho e para o futuro.
Conteúdos
Módulo 1 Introdução ao Pensamento Computacional e ao Scratch -O que é o Pensamento Computacional? Conceitos-chave. -A importância da programação no contexto educativo atual. -Introdução ao ambiente Scratch: interface, blocos, paletas e palco. -Criação de uma conta e exploração da comunidade Scratch. Módulo 2 Primeiros Passos em Scratch -Tipos de blocos e sua função: movimento, aparência, som, eventos, controlo, sensores, operadores e variáveis. -Criação de personagens (sprites) e cenários. -Execução de scripts simples: sequência e eventos. Módulo 3 Construção de Projetos Básicos -Animações simples: movimento e mudança de trajes. -Criação de diálogos e pequenas histórias interativas. -Introdução ao uso de variáveis e ciclos. Módulo 4 Jogos e Narrativas Interativas -Criação de um jogo simples (ex: jogo de labirinto, jogo de cliques). -Utilização de condições, pontuação e detecção de colisões. -Introdução ao design de fluxos lógicos e estruturas de decisão. Módulo 5 Estratégias Pedagógicas com Scratch -Integração curricular: como trabalhar Scratch em diferentes disciplinas. -Exemplos de boas práticas e projetos interdisciplinares. -Avaliação de aprendizagens com Scratch (rúbricas, portefólios, autoavaliação). Módulo 6 Exploração e Partilha -Participação na comunidade online do Scratch. -Partilha de projetos com outros professores. -Adaptação de projetos existentes à realidade dos alunos. Módulo 7 Avaliação e Reflexão Final -Apresentação de projetos desenvolvidos pelos formandos. -Autoavaliação e reflexão sobre a experiência de aprendizagem. -Planeamento de futuras implementações em contexto de sala de aula.
Metodologias
Aprendizagem colaborativa: esta metodologia envolve a participação ativa dos educadores no processo de aprendizagem, com o objetivo de estimular a troca de conhecimentos, ideias e experiências entre os participantes. Aprendizagem baseada em projetos: esta metodologia consiste em desenvolver projetos práticos com Scratch, desde a concepção da ideia até a implementação do projeto final. Isso permite que os educadores aprendam na prática como utilizar essa ferramenta educacional em suas aulas. Aprendizagem invertida: nesta metodologia, os educadores estudam o conteúdo do curso antes das aulas, por meio de recursos online, como vídeos, tutoriais e fóruns de discussão. Nas aulas presenciais, os participantes têm a oportunidade de tirar dúvidas e aplicar o conhecimento em atividades práticas. Oficinas e workshops: essas metodologias consistem em atividades práticas em que os educadores trabalham com Scratch e desenvolvem projetos, com o acompanhamento de um facilitador ou instrutor.
Avaliação
As ações de formação contínua devem assegurar a avaliação individual do aproveitamento do formando, de acordo com o previsto no artigo 228.º do ECD.
Bibliografia
Ford Jr., J. L. (2016). Scratch Programming for Teens. Cengage Learning.Woodcock, J. (2015). Coding Games in Scratch. DK Children.Raj, S., Rajalingam, P., & Subramaniam, G. (2019). Scratch 3.0 Programming for Kids. Packt Publishing.
Formador
Carlos Alberto Soares Machado Nunes
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 06-01-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 13-01-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 20-01-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 27-01-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 03-02-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 10-02-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 7 | 24-02-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Presencial |
| 8 | 10-03-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |